Portugal lutou até ao apito final, mas a Rússia acabou por confirmar o favoritismo. Portugal perdeu por 32-25, na 1ª jornada do Grupo
4 da qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos França 2018.
A Rússia entrou melhor, a marcar por duas vezes seguidas, mas Portugal depressa se ajustou ao jogo e anulou a diferença (2-2). A primeira parte disputou-se sob grande equilíbrio, com as comandadas de Ulisses Pereira a chegar à liderança do marcador pela primeira vez aos 11 minutos (4-5), com um golo de Mónica Soares, na marcação de um livre de sete metros. Com saídas rápidas para o ataque, as russas deram a volta ao resultado (7-5), a meio da primeira parte. A Rússia segurou a curta vantagem até aos 28 minutos, altura em que Portugal chegou novamente à igualdade (13-13) e, até ao intervalo, as lusas ainda conseguiram marcar e Isabel Góis, na baliza portuguesa, certificou-se de que Portugal saía para o intervalo a ganhar 13-14.
No retomar da partida, a seleção da casa deu a volta ao resultado (15-14), mas, apesar de alguma dificuldade inicial em passar pela dura defensiva russa, Portugal foi assinalando sucessivos empates; com 8 minutos jogados, a Rússia conseguiu dois golos de vantagem (19-17) – diferença que Portugal já não conseguiu voltar a anular. Com o decorrer da partida, apesar de Portugal não ter deixado de procurar o melhor resultado, a Rússia consolidou a vantagem e venceu por 32-25.
"Acho que fizemos um grande jogo, estar a ganhar por um na casa da campeã olímpica, ao intervalo, mostra bem a primeira parte quase perfeita que fizemos", começou por dizer Ulisses Pereira. "Na segunda parte, acabámos por cometer mais falhas técnicas, procurámos muito o jogo com o pivot e as russas perceberam isso, mas estivemos sempre no jogo. Surpreendemos e obrigámos as russas a dar o seu melhor", frisou. "Apesar de termos perdido, estamos muito contentes com o que fizemos aqui hoje, foi uma demonstração do bom trabalho que tem vindo a ser feito não só aqui como aquele que os clubes têm feito com elas. Há dois anos perdemos por 20 aqui na Rússia, o jogo de hoje mostra bem a evolução que temos tido. Podemos acreditar num futuro risonho, em que, ano após ano, vamos encurtando o caminho para as melhores seleções", considera o selecionador nacional.
Mariana Lopes foi considerada a MVP de Portugal, no final da partida, disputada no Sport Palace Dynamo Kryltskoe, em Moscovo. Com 5 golos cada, Érica Tavares e Mónica Soares foram as melhores marcadoras de Portugal. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.
Amanhã, sexta-feira, 29 de Setembro, a comitiva nacional regressa ao Luso, onde vai preparar-se para defrontar a selecção da Roménia, em jogo que se realizará domingo, 1 de Outubro, às 15h00, no Pavilhão Municipal do Luso (Porto Canal).
Recorde-se com os dois primeiros classificados do Grupo 4 apuram-se para a fase final do Campeonato da Europa Seniores Femininos, que terá lugar em França, de 30 de Novembro a 16 de Dezembro de 2018.
Todos os jogos da 1ª e 2ª rondas de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos 2018 vão ser transmitidos pela EHFtv.