“Está na hora da caminha, vamos lá dormir”, se nasceu nos anos 80 é impossível não se lembrar disto. A rubrica ‘Boa Noite, Vitinho’ entrou na casa das famílias portuguesas em 1986 e durante uma década ajudou os pais a deitarem as crianças.
O boneco foi criado para uma campanha publicitária da Milupa e marcou uma geração, que provavelmente recorre ao Youtube para mostrar aos seus próprios filhos quem era o Vitinho.
Mas agora, os mais saudosistas, já podem comprar o livro que recupera a personagem, embora num formato diferente do da televisão.
A coleção de novos livros vai ser apresentada hoje, quinta-feira, ao final do dia, na livraria Buchholz, em Lisboa, mas já há alguns exemplares à venda.
A editora Dom Quixote explica a aposta: "Este fenómeno tribal que caracteriza a Geração Y acabou por lhes atribuir também a designação de Geração Vitinho. Este livro é-lhes particularmente dedicado, com o propósito de lhes contar todo um lado inédito da história em que participaram tão diretamente".
Recorde aqui a primeira versão do Vitinho, composta por José Calvário com letra de José Mendes Martins, cantada por Isabel Campelo e que é talvez a que é mais recordada pelos portugueses.