As frutas e vegetais de cor vermelha contêm antocianinas e licopeno. O licopeno é a substância carotenoide que confere a cor avermelhada, sendo um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, osteoporose e de colesterol elevado.
Os fito nutrientes que dão a eletrizante cor vermelha também vêm com poderosos benefícios para a saúde. As cores mais profundas, como a tonalidade escura das beterrabas, costuma significar que o vegetal é mais rico nestes fito nutrientes, incluindo antioxidantes, vitaminas e minerais. Foi também demonstrado que esses nutrientes ajudam a prevenir cancro, combater doenças crónicas e fortalecer o sistema imunológico.
Escolha os vermelhos para a sua vida – fora as carnes vermelhas -, faça a sua salada para comer em casa, para levar para o trabalho ou até transforma-la numa sanduíche em pão de sementes. O que realmente interessa é dar o melhor ao seu corpo.
Salada Crudívora Carmim, Chia & Vinagreta de Açaí
Ingredientes
1 beterraba grande laminada; tomate (aqui eu escolhi a variedade Bella); morangos frescos; framboesas; folhas de amaranto; folhas de chicória; 1 colher de sopa rosa de sementes de chia
Molho vinagrete
1 Colher chá de açaí em pó; sal a gosto; flocos de piri piri (opcional); azeite extra virgem; 1 colher de café de Vinagre de Cidra; sumo de ½ laranja
Método
Lave bem os ingredientes, corte e disponha num prato ou num jarro para levar.
Recomendo que faça o molho vinagrete antes da preparar a salada para apurar o sabor.
Misture todos os ingredientes para o vinagrete num frasco com tampa, assim poderá mexer vigorosamente.
Nota: Atenção à higiene dos alimentos, principalmente dos que come crus. As folhas, os legumes e as frutas devem ser muito bem lavados para matar as bactérias. É boa ideia usar esta receita caseira: misture uma colher de vinagre para cada litro de água que usar para lavar os legumes.
https://www.instagram.com/silviaboho/