O Presidente do Zimbabué foi visto em público, esta sexta, pela primeira vez desde os militares tomaram o poder, na madrugada de quarta-feira.
Robert Mugabe, de 93 anos, esteve numa universidade nos arredores da capital Harare, onde discursou numa cerimónia académica.
A Associated Press adiantou que Mugabe estava vestido com um traje académico e que caminhou pelo um tapete vermelho ao som de uma marcha.
O ainda chefe de Estado subiu a uma espécie de palanque para se dirigir aos alunos que se licenciavam hoje e que o aplaudiram, mas, segundo a Reuters, Mugabe não fez qualquer menção sobre o clima de tensão política que atualmente se vive no país.
O Exército já fez saber que pretende a saída imediata de Mugabe. No entanto, o ainda presidente tem dado a entender que a sua ida para o exílio não será fácil.
A AFP interpreta mesmo esta aparição pública como uma prova da sua resistência em abandonar o cargo que ocupa há mais de 25 anos.
Recorde-se que as tensões políticas começaram na madrugada de quarta-feira, quando o exército ocupou a televisão estatal e deteve várias pessoas, sendo que Mugabe terá sido posto, temporariamente, em prisão domiciliária.
Os militares preferem falar em “transição sem sangue”, recusando o termo golpe de Estado.