Um comboio de passageiros descarrilou esta segunda-feira perto de DuPont, no estado norte-americano de Washington, e caiu de um viaduto sobre uma das mais movimentadas autoestradas da área circundante de Seattle. Pelo menos três pessoas foram dadas como mortas e o número de feridos ascende os 75, alguns em estado crítico.
O departamento policial do condado de Pierce e a comunicação social norte-americana falam em “vários mortos e feridos” e em diversas pessoas presas dentro das carruagens do comboio, pelo que se receia que os números acima apontados possam vir a aumentar nas próximas horas.
Com 78 passageiros e cinco membros da tribulação a bordo, o comboio 501 da Amtrak estreava precisamente ontem um novo serviço de alta velocidade, que fazia o trajeto entre Seattle e Portland (Oregon).
O veículo tinha saído do primeiro ponto por às 6 horas da manhã (menos oito horas que em Portugal continental) e descarrilou cerca de uma hora e meia depois, a uma velocidade calculada de 130 quilómetros por hora, sobre um troço da autoestrada Interstate 5 (I-5), entre Lakewood e Olympia, por onde passam diariamente mais de 60 mil automóveis.
Vários carros foram atingidos e esmagados pelo impacto do comboio e a autoestrada ficou completamente bloqueada pelas carruagens caídas do viaduto, uma situação que obrigou as ambulâncias a transportar os feridos para hospitais de Tacoma, ao invés de Olympia.
“Tínhamos acabado de passar a cidade de DuPont e parecia que estávamos a fazer uma curva. De repente sentimos um abanão e um barulho estridente, e foi como se estivéssemos a descer por uma colina abaixo. Fomos lançados para a frente dos nossos assentos, as janelas partiram-se, parámos, e começou a sair água do comboio. As pessoas estavam a gritar”, conta um dos passageiros do comboio à estação televisiva KIRO 7.
“Estava a caminho do trabalho esta manhã [ontem], pela I-5 quando (…) tive de travar rapidamente para evitar que chocar contra os outros [carros]. Olhei para cima e vi uma cena assustadora: um comboio pendurado numa ponte”, relata à CNN uma outra testemunha.
Jay Inslee, governador do estado de Washington, declarou estado de emergência nos condados nde Pierce e Thurston e, através de uma mensagem partilhada no Twitter, agradeceu aos que prestaram os primeiros socorros no local do acidente. “Estamos a rezar por todos os que estavam a bordo do comboio e pedimos a toda a gente para os manter nos seus pensamentos”, apelou ainda.
A nova linha que o comboio 501 da Amrak estava a estrear resultara de um projeto, iniciado em 2010, no qual foram investidos 181 milhões de dólares (cerca de 154 milhões de euros). As causas do acidente ainda são desconhecidas.
#BREAKING: An up-close photo of the trail derailment near Lacey. Sheriff’s office confirms fatalities, people trapped. 70 people were on board, according to WSDOT.
Real-time updates: https://t.co/V1JMGude8h pic.twitter.com/jxYP2eKLqZ
— KIRO 7 (@KIRO7Seattle) December 18, 2017