Dezenas de pessoas, na sua maioria estudantes, deitaram-se esta segunda-feira no chão, junto à Casa Branca, para protestarem contra a falta de controlo no que diz respeito à compra de armas, depois vários dias após ter ocorrido um tiroteio, um dos mais violentos dos últimos anos, numa escola na Florida.
Vários estudantes foram-se deitando, na Avenida Pensilvânia, mesmo em frente à Casa Branca, para simularem e simbolizarem o (pouco) tempo que demorou o autor do tiroteio a comprar uma arma.
“Sou o próximo?”, podia ler-se num dos cartazes, assim como “É o Congresso que faz as nossas leis ou a NRA?”, estas foram algumas das palavras que marcaram o manifesto silencioso.
Recorde-se que, Nikolas Cruz, um antigo aluno do liceu Marjory Stoneman Douglas de Parkland, na Florida, matou 17 pessoas com uma arma semi-automática, na passada quarta-feira.
Além da manifestação de hoje, os estudantes da escola da Florida que foi alvo do massacre estão também a organizar uma manifestação na capital norte-americana para o dia 24 do próximo mês.