Os resultados do relatório sobre o estado das prisões e a forma como a polícia portuguesa atua, elaborado pelo Comité para a Prevenção da Tortura e Maus Tratos, não foram positivos e não passaram despercebidos na imprensa espanhola.
“Portugal, criticado pelas suas prisões ‘desumanas’ e a sua polícia violenta e xenófoba”, escreve o jornal El Mundo, relembrando as acusações feitas às autoridades nacionais depois de 18 polícias da Cova da Moura terem sido detidos. O mesmo jornal referiu ainda que as pessoas de ascendência africana são mais suscetíveis a serem alvo de racismo e xenofobia por parte da polícia.
Também o La Vanguardia comentou sobre o relatório, falando sobre os maus-tratos que, alegadamente, os reclusos sofrem em Portugal.
O parlamento já afirmou que quer ouvir a ministra da Justiça, Francisca van Dunem acerca do relatório. Também Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, reagiu ao documento referindo que todos os “casos em que há indícios de práticas racistas ou xenófobas das forças policiais são investigados, quer pelas estruturas internas das forças policiais, quer pela Inspeção Geral da Administração Interna”.