Esta quarta-feira à tarde, os trabalhadores do Departamento de Identificação Civil do Instituto dos Registos e Notariados e dos balcões das lojas de cidadão vão entrar em greve, a partir das 14h. Os trabalhadores lutam pela integração na nova carreira.
A greve, que foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, irá afetar a renovação do cartão de cidadão e do passaporte.
Os trabalhadores exigem a integração nas carreiras independentemente de ser uma carreira de assistente técnico ou uma carreira especial, tendo em conta que todos os trabalhadores estão sujeitos a várias obrigações especiais, tais como salvaguardar a segurança do comércio jurídico e os deveres funcionais exigentes, mas que recebem salários diferentes.
O presidente da federação, Artur Serqueira, referiu que os trabalhadores estão à espera desta mudança desde 1999.
“Num momento em que esta a ser discutida a revisão das carreiras de Registos e Notariado a ministra da Justiça arranjou várias justificações para não integrar estes trabalhadores que estão agora a exigir que seja cumprida esta promessa”, referiu.