Trump deixa aviso: “Os mísseis estão a caminho” da Síria

Presidente dos EUA deixou mensagem no Twitter

Donald Trump usou o Twitter para dar a entender que a resposta dos Estados Unidos da América ao alegado ataque químico na Síria está a caminho.

"A Rússia diz que vai abater qualquer míssil disparado contra a Síria. Prepara-te, Rússia, porque eles estão a caminho, suave, novos e 'inteligentes", escreveu o presidente norte-americano. “Não deviam ser aliados com um animal assassino que mata o seu povo com gás e desfruta com isso”, acrescentou.

Recorde-se que um ataque químico alegadamente perpetrado pelo regime de Assad em Douma causou dezenas de mortos. O regime sírio já veio descartar qualquer responsabilidade no ataque, uma posição que foi corroborada pela Rússia. O chefe da diplomacia russo, Sergei Lavrov, afirmou ontem que o seu país se disponibiliza a garantir a segurança de especialistas da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) para que seja feita uma averiguação no local.

Trump prometeu uma resposta a este ataque, depois de, na terça-feira, a Rússia ter dito que não irá tolerar um ataque contra a Síria, garantindo que qualquer míssil disparado contra o regime de Assad será intercetado.

O clima de tensão é tal que a Eurocontrol, a organização europeia para a segurança aérea, já emitiu um alerta de aviação civil para a existência de possíveis ataques aéreos.