Donald Trump usou o Twitter para dar a entender que a resposta dos Estados Unidos da América ao alegado ataque químico na Síria está a caminho.
"A Rússia diz que vai abater qualquer míssil disparado contra a Síria. Prepara-te, Rússia, porque eles estão a caminho, suave, novos e 'inteligentes", escreveu o presidente norte-americano. “Não deviam ser aliados com um animal assassino que mata o seu povo com gás e desfruta com isso”, acrescentou.
Russia vows to shoot down any and all missiles fired at Syria. Get ready Russia, because they will be coming, nice and new and “smart!” You shouldn’t be partners with a Gas Killing Animal who kills his people and enjoys it!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 11 de abril de 2018
Recorde-se que um ataque químico alegadamente perpetrado pelo regime de Assad em Douma causou dezenas de mortos. O regime sírio já veio descartar qualquer responsabilidade no ataque, uma posição que foi corroborada pela Rússia. O chefe da diplomacia russo, Sergei Lavrov, afirmou ontem que o seu país se disponibiliza a garantir a segurança de especialistas da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) para que seja feita uma averiguação no local.
Trump prometeu uma resposta a este ataque, depois de, na terça-feira, a Rússia ter dito que não irá tolerar um ataque contra a Síria, garantindo que qualquer míssil disparado contra o regime de Assad será intercetado.
O clima de tensão é tal que a Eurocontrol, a organização europeia para a segurança aérea, já emitiu um alerta de aviação civil para a existência de possíveis ataques aéreos.