A Google ocupa o segundo lugar da lista pelo terceiro ano consecutivo, com um valor de 132,1 mil milhões de dólares – mais 30% que em 2017.
Em termos de valor, a Apple tem uma vantagem de 38% sobre a Google, que tem vindo a diminuir esta diferença nos últimos anos. O Google é o motor de busca mais usado em todo o mundo, com uma quota de mercado global de 80%.
A completar o topo da lista das marcas mais valiosas do mundo está a Microsoft, com 104,8 milhões de dólares, seguida do Facebook, com um valor de marca de 94,8 mil milhões de dólares e da Amazon com 70,9 mil milhões de dólares.
De acordo com a “Forbes”, a Apple lidera como marca mais valiosa devido às vendas do iPhone X – que custa 999 dólares -, o smartphone mais vendido no primeiro trimestre de 2018. Apesar de a Samsung ter vendido mais smartphones do que a Apple no final de 2017, estima-se que esta tenha conseguido quase 87% dos lucros da indústria dos telemóveis no mesmo período.
A disparidade de lucros reflete-se no valor da marca, com a Apple a valer quatro vezes mais do que a Samsung (7.º), que tem um valor de marca de 47,6 mil milhões de dólares,
A Amazon ultrapassou a Coca-Cola em valor de marca – única alteração no top 5 por comparação com 2017. Apesar da mudança dos hábitos de consumo, a Coca-cola continua a ser uma marca importante e é a única não tecnológica incluída nas sete primeiras da lista da Forbes.
As cinco marcas mais valiosas do mundo são de tecnologia e juntas valem cerca de 586 mil milhões de dólares. As 100 marcas mais valiosas têm um valor acumulado de 2,15 biliões de dólares. O estudo avaliou mais de 200 marcas a nível mundial para chegar ao ranking.