O Conselho de Estado, órgão consultivo do Presidente da República, reúne-se hoje, às10h30, no Palácio de Belém, para discutir a situação internacional com a presença de António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.
A última reunião deste órgão de Estado foi realizada a 19 de janeiro e teve como ponto fundamental na agenda o quadro financeiro plurianual da União Europeia para o pós-Portugal 2020.
O presidente Marcelo tem, desde que tomou posse, inovado a participação no Conselho ao convidar personalidades internacionacionais para participarem nas discussões. Nas últimas reuniões convidou Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, e Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio.
No Conselho de Estado têm assento o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor da Justiça, os presidentes dos governos regionais e antigos chefes de Estado, mas também cinco cidadãos nomeados pelo Presidente e cinco eleitos pela Assembleia da República.