De certeza que já teve curiosidade em saber quais as músicas que os bebés mais gostam quando ainda estão na barriga da mãe. Agora, graças a um grupo de investigadores do Instituto Marquès em Barcelona, já pode ter resposta!
O grupo, que levou a cabo a investigação, utilizou um grupo de 300 bebés entre os 18 e as 38 semanas de gestação, avaliando assim com que músicas ficavam mais felizes. O estudo, dado a conhecer pelo jornal The Telegraph, teve na sua base a análise dos movimentos da boca e da língua das crianças, uma vez que, segundo os investigadores, são movimentos raros durante essa altura da gravidez e indicam sinais de estimulação.
“A música é uma forma de comunicação ancestral entre os humanos, a comunicação através de sons, gestos e danças, ultrapassa a língua falada”, afirmou a diretora do Intituto Marquès, Marisa López- Teijón.
Num total de 15 músicas e entre o rock, música clássica, tradicional e pop, descobriu-se que os bebés preferiram a música clássica ao pop e vibraram muito mais com Beethoven do que com Shakira ou Adele.
A música de Shakira para o Mundial de África de Sul, ‘Waka Waka’ e a ‘Too Much Heaven’ da banda Bee Gees marcaram o menor valor na escala de apreciação dos bebés, mas mais surpreendente foi a sua reação positiva à música ‘Bohemian Rhapsody’ e à ‘YMCA’ dos Village People.
Assim, segundo o estudo, o nível de reação à música clássica liderou com 84% e seguiram-se os 79% da música tradicional. Em último lugar ficou a música pop rock com 59%.
Para comprovar as declarações de Marisa López- Teijón, também sons de vozes humanas e o próprio Mickey Mouse foi tocado para as crianças. Apesar de reagirem mais ao som do boneco animado do que às vozes humanas, ficou comprovado que os bebés preferem a música.