Portugal. Oito concelhos em risco muito elevado de incêndio

O IPMA coloca também trinta concelhos sobre risco elevado, como por exemplo Faro, Beja, Portalegre, Guarda, Viseu ou Santarém

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta terça-feira, oito concelhos apresentam risco muito elevado de incêndio. Os oito concelhos pertencem aos distritos de Bragança e Faro e também estão incluídas algumas zonas da ilha da Madeira.

Para além dos oito concelhos em risco muito elevado de incêndio, o IPMA coloca também trinta concelhos sobre o risco elevado, como por exemplo Faro, Beja, Portalegre, Guarda, Viseu ou Santarém.

Os oito concelhos sobre risco muito elevado de incêndio são: Monchique, Silves, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim, no distrito de Faro, e Vimioso, no distrito de Bragança.

O risco de incêndio é determinado pelo IPMA e engloba cinco níveis, do reduzido ao máximo. A atribuição dos níveis de risco de incêndio são calculadas tendo como base a temperatura do ar, humidade relativa e a velocidade do vento, tudo isto registado às 13 horas – hora de maior incidência solar – assim como a quantidade de precipitação ocorrida nas 24 horas anteriores.