Foi convocada esta quinta-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) uma greve para o dia 24 contra a denúncia do Acordo de Empresa (AE).
De acordo com a Agência Lusa, o Sindicato garante que a denúncia do AE "constitui uma verdadeira declaração de guerra aos trabalhadores e ao STEC”.
O STEC diz ainda que a Caixa manifestou “má fé negocial” ao apresentar uma proposta “arrasadora”. De acordo com a Lusa, esta proposta vai eliminar a carreira profissional, as anuidades, o prémio de antiguidade e ainda liberalizar os horários, aumentar a polivalência de funções e dificultar o acesso ao crédito à habitação.
"No momento em que a Caixa anuncia 194 milhões de euros de lucros no primeiro semestre, 'premeia' os trabalhadores com esta proposta de AE",afirma o Sindicato.
Pedro Messias, vice-presidente do STEC, em declarações à Agência Lusa, disse que espera que a greve tenha uma forte adesão, informando ainda de que, neste momento, a Caixa tem 7.700 trabalhadores.