A Rússia “rejeita categoricamente” as novas sanções dos Estados Unidos da América, afirmou esta sexta-feira Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russos.
"A Rússia rejeita categoricamente as novas sanções anunciadas recentemente por Washington relacionadas com presumíveis informações sobre a implicação da Rússia no chamado caso Skripal", disse Sergei Lavrov, segundo uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, de acordo com a Agência Lusa.
As declarações terão sido feitas durante uma conversa de Sergei Lavrov com Mike Pompeo, o seu homólogo norte-americano.
"Serguei Lavrov sublinhou que, desde o incidente de Salisbury, nem os Estados Unidos, nem o Reino Unido, nem qualquer outro país avançou qualquer facto confirmando tais alegações", lê-se na nota que revela ainda que a conversa terá acontecido “por iniciativa americana”.
Recorde-se que, na passada quarta-feira, os EUA anunciaram novas sanções pelo envolvimento no caso do envenenamento do antigo espião russo Seguei Skipral e da sua filha com Novichok, em Salisbury, Inglaterra.
Depois deste caso, iniciou-se uma crise diplomática com a expulsão de vários diplomatas russos de alguns países ocidentais, entre os quais os EUA e membros da União Europeia. A Rússia respondeu com a expulsão de diplomatas ocidentais.