O escritor V.S. Naipaul morreu no sábado passado, em Londres. Tinha 85 anos.
A informação foi confirmada pela família do escritor. “Ele foi um gigante em tudo o que alcançou e morreu rodeado daqueles que amava, depois de ter vivido uma vida cheia de criatividade maravilhosa e de esforço”, lê-se na declaração da sua mulher, Nadira Naipaul.
Vidiadhar Surajprasad Naipaul nasceu em 1932, na ilha de Trinidade e Tobago. Mudou-se para o Reino Unido aos 18 anos, quando recebeu uma bolsa para estudar numa universidade da Commonweatlh – Oxford foi a sua escolha.
Ao longo de 50 anos de carreira, escreveu mais de 30 obras. Muitas delas falam sobre as antigas colónias britânicas – foi muitas vezes acusado de manifestar desprezo por alguns povos e de fomentar certos preconceitos, sem que a qualidade dos seus romances fosse colocada em causa.
Em 1971 recebeu o Prémio Booker, com o romance ‘Num Estado Livre’. Em 1989 foi ordenado cavaleiro pela rainha Isabel II. Mas 2001 foi o seu ano: recebeu o Prémio Nobel da Literatura, pela sua “narrativa percetível com escrutínio incorruptível”, em obras que “nos forçam a ver a presença das histórias suprimidas”, explicou a Academia.