O Ministério da Agricultura informou esta segunda-feira que tem estado a fazer o levantamento dos prejuízos agrícolas e pecuários nas zonas afetadas pelos incêndios de Monchique, desde sexta-feira.
"O Ministério da Agricultura, através da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), tem em curso, desde sexta-feira, o processo do levantamento dos prejuízos agrícolas e pecuários nas explorações afetadas pelo incêndio de Monchique", lê-se num comunicado, a que a Agência Lusa teve acesso.
Neste momento, vários técnicos estão a ajudar os agricultores no preenchimento das declarações de prejuízo. Contudo, o ministério afirma que estas declarações “não constituem qualquer candidatura aos apoios que vejam a ser disponibilizados”, uma vez que o processo em curso “não dispensa a apresentação posterior de uma candidatura formal”.
Além disto, o Governo informou que já está a trabalhar no processo de candidaturas às medidas de apoio, pois quer iniciar o mesmo “o mais rapidamente possível”.