O maior viaduto de Itália foi esta quinta-feira encerrado devido à existência de risco de colapso. Depois da queda da ponte Morandi, em Génova, as autoridades fizeram vários testes e decidirem fechar a estrutura.
O viaduto “Sente Longo”, que liga as cidades de Abruzos e Molise – no sul de Itália – é o maior viaduto italiano. Tem 1200 metros de cumprimento, parte dele suspenso a 185 metros de altura.
E é precisamente o pilar mais alto que sustenta a infraestrutura que tem vindo a degradar-se nos últimos anos. A coluna parece ter rodado ao longo dos anos e o suporte do pilar tem apenas 20 centímetros. Nas imagens disponibilizadas pela Euronews pode ver-se um intervalo entre duas partes do tabuleiro da ponte onde é possível colocar a mão.
Após a queda da ponte Morandi – a 14 de agosto que provocou a morte a 37 pessoas – as autoridades italianas decidiram testar várias infraestruturas, entre elas o “Sente Longo”. O maior viaduto do país foi considerado instável. Também o sismo de 5,1 na escala de Richter influenciou a decisão das autoridades a encerrar a circulação para evitar outra catástrofe.
O viaduto foi construído entre 1974 e 1977 e estará encerrado por tempo indefinido.