O ministério público anunciou esta quinta-feira à noite, terem detido sete suspeitos de estarem a preparar um grande atentado, que visaria um "grande acontecimento" para fazer "muitas vítimas".
Nas buscas que foram efetuadas à casa dos suspeitos, as autoridades encontraram "quantidades consideráveis de matérias-primas destinadas ao fabrico de cintos de explosivos", revelou esta sexta-feira o ministério público holandês, em comunicado.
A polícia apreendeu cerca de "100 quilos de fertilizante químico suscetíveis de serem utilizados numa viatura armadilhada", informou ainda.
Os suspeitos têm idades compreendidas entre os 21 e os 34 anos, e compareceram hoje pela primeira vez em tribunal em Roterdão. O juiz de instrução vai analisar novamente o caso destes sete suspeitos na próxima quarta-feira. Até lá, estarão em prisão preventiva de alta segurança.
Os serviços secretos já estariam a fazer uma investigação há vários meses e o líder do grupo, um homem de 34 anos, de origem iraquiana, pretendia que o ataque ocorresse num evento de modo a causar várias vítimas.
Os suspeitos pretendiam atacar o evento com coletes-bomba e armas de fogo, planeando detonar um carro-bomba num outro local.