Até 15 de setembro deste ano foram passadas por dia, em média, cerca de 115,5 multas devido ao uso do telemóvel enquanto se conduz. Este número já é superior aos números do ano passado.
Segundo noticiou hoje o Jornal de Notícias, no total a GNR já multou mais de 16 mil condutores e a PSP cerca de 12.
Contudo, não são só os telemóveis que preocupam: o uso de dispositivos GPS, tablets, telemóveis e até mesmo os painéis de controlo dos carros são apontados como fatores de distração.
“Quando as pessoas tiram a vista da estrada, é um problema”, disse ao Jornal de Notícias Jorge Jacob, presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). O responsável admitiu ainda que a culpa para isto acontecer são os “ecrãs digitais”.
De acordo com José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, no início do ano, o governo analisou uma forma de proibir o sinal de telemóvel dos condutores, mas a medida não andou para a frente. No entanto, Jorge Jacob afirmou que mesmo que a medida seja implementada o “problema do touchscreen” vai continuar e que o melhor para o combater é criar leis sobre esta matéria.