As operações de socorro envolveram 789 operacionais e 305 viaturas, tendo sido o distrito de Lisboa o mais afetado, com um registo de 106 ocorrências, avançou à Agência Lusa o oficial de operações e emergências da ANPC, Rui Laranjeira.
De acordo com a mesma fonte, Aveiro e Setúbal foram o segundo e terceiro distritos mais afetados, "com 23 e 20 ocorrências, respetivamente". Já no que diz respeito aos restantes distritos, o “número não foi expressivo”.
O oficial da ANPC esclareceu ainda que "o pico maior de ocorrências aconteceu por volta das 19h00, com 41 registos em Lisboa, todas elas inundações em vias públicas e edifícios".
A mesma fonte reforçou ainda que o estado de alerta devido ao mau tempo – chuva forte – está em vigor até às 24h00 desta sexta-feira, "apesar de o período de maior intensidade já ter passado e de já se sentir uma melhoria no tempo", estando previsto um "desagravamento maior a partir da madrugada”.
Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo 16 distritos de Portugal devido ao mau tempo que se fez sentir ao longo do dia de ontem.