Uma fotografia captada no dia 1 de dezembro durante os protestos dos coletes amarelos em Paris está a tornar-se viral nas redes sociais.
{relacionados}
Na imagem é possível ver duas pessoas completamente diferentes. Do lado esquerdo, um homem – provavelmente um militar – com a cara tapada, caminhando por uma zona onde tinha sido largado gás lacrimogéneo para conter os manifestantes que encheram as ruas de Paris. Dentro d eum edifício do Burger King, uma mulher tira uma selfie, sorridente, como se nada estivesse a acontecer no exterior.
“Raramente uma imagem capta de uma forma tão exata o espírito de uma era. Uma empresa de fast-food global sem escrúpulos; obsessão compulsiva com redes socais; alegria no caos. Tudo separado por um vidro. A luta social contra globalismo destrutivo e a incompetência política; fumo translúcido a obscurecer a vontade do povo”, lê-se numa das descrições da imagem que começou a correr na Internet.
Houve quem duvidasse da autenticidade da foto, mas o jornal Liberation já confirmou que a imagem foi captada pelo fotógrafo russo Ilya Varlamov.
Когда пришла на обед, а тут какая-то революция за окном #Paris #YellowVest #GiletsJaunes
A post shared by Ilya Varlamov (@varlamov) on Dec 4, 2018 at 5:08am PST