Sob a atenção de eurodeputados, funcionários e visitantes do Parlamento Europeu, Daniel Sousa conseguiu subir as escadas dos primeiros cinco andares da Torre E do edifício Altiero Spinelli (ASP), sem colocar os pés no chão e sem desmontar da bicicleta, em três minutos e 35 segundos.
No final, Daniel Sousa – que assumiu a prova numa altura em que o campeão e colega de equipa João Sousa está ainda a recuperar de uma intervenção cirúrgica – contemplou a assistência com um espetáculo de habilidade e destreza “trialeira” sobre o corpo de José Manuel Fernandes, que aceitou o desafio para colaborar na demonstração.
Daniel Sousa, que é natural e residente em Vila Verde, no distrito de Braga, depois de agradecer todo o trabalho desenvolvido para tornar possível a oportunidade de levar avante o UP Stairs Challenge “no coração da democracia europeia”, prometeu para breve novos desafios em edifícios emblemáticos fora de Portugal, dando seguimento a uma série que já levou a equipa a vencer provas no interior de edifícios como o Primavera BSS, Liberty Seguros, Câmara de Lisboa e Câmara da Maia.
“Não foi um processo fácil”
Devido às implicações em termos de segurança, logística e funcionamento dos serviços parlamentares, a concretização do ‘UP Stairs Challenge’ “não foi um processo fácil” ao nível das autorizações necessárias, mas “revelou-se uma boa causa e um bom resultado, também para o parlamento e para UE” – como reconheceu o Eurodeputado do PSD e coordenador do PPE, que fez questão de agradecer o apoio do presidente do Parlamento, o italiano Antonio Tajani.
Segundo o eurodeputado José Manuel Fernandes, “não é usual acontecer este tipo de eventos neste edifício, mas foi um momento bonito, que evidenciou a abertura do Parlamento Europeu, incluindo os deputados, ao desporto radical e a demonstrações das capacidades e das mais valias que representam os nossos jovens”.
“O desporto é importante para nos ajudar a promover o multiculturalismo e os valores da União Europeia, junto dos cidadãos europeus e no resto do mundo. São valores como a inclusão, igualdade, solidariedade, liberdade, dignidade e valorização humana, o ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas que tornam a União Europeia mais forte e que o desporto ajuda a promover”, defendeu José Manuel Fernandes.
Os jovens mereceram uma palavra especial da parte do Eurodeputado, lembrando que “são quem mais reconhece o benefício da União Europeia”, aproveitando para reforçar o apelo à participação nas questões europeias e à concretização de ações que ajudem a estimular o conhecimento e o interesse dos jovens pelas instituições europeias.
José Manuel Fernandes, que assumiu o lançamento do projeto-piloto para a promoção do desporto e intercâmbios entre cidades e regiões, elogiou o trabalho da Trial Portugal, designadamente na luta pelo desporto sem barreiras e na valorização da participação cívica.