Um tubarão-frade, com cerca de sete metros, foi avistado este sábado junto à ilha do Farol, em Faro, durante um passeio de barco de amigos.
O animal é o segundo maior peixe do mundo, a seguir ao tubarão-baleia, com cerca de sete metros tinha praticamente o tamanho do barco em que estava a pessoa que o filmou, segundo o Correio da Manhã.
O biólogo marinho Élio Vicente explicou ao mesmo jornal que o tubarão-frade é "totalmente inofensivo para os humanos" e que "é uma presença natural e regular" nas águas do mar ao largo da costa algarvia.
Também no sábado, foi avistado ainda outro gigante dos mares na mesma costa, embora num local diferente. Uma baleia-anã foi observada ao largo do farol de Alfanzina, junto a Carvoeiro, no concelho de Lagoa.
A presença daquele mamífero foi detetada durante um passeio turístico a bordo da embarcação de observação de cetáceos e passeios junto à costa. O marinheiro do barco, garantiu que a baleia tinha "sete ou oito metros de comprimento".
O biólogo Élio Vicente esclareu que também é normal as baleias-anãs passarem junto à costa algarvia, mas sublinhou que "não é fácil conseguir vê-las".