Neemias Queta. A driblar até à NBA

Aos 19 anos, o basquetebolista formado no Barreirense mostrou disponibilidade para o draft de 2019 da liga norte-americana de basquetebol (NBA). Se for um dos escolhidos, o poste de 2,11 metros torna-se o primeiro português a disputar a competição. Antes de ‘Quetão’, João ‘Bétinho’ Gomes foi o português mais próximo de chegar à prova, quando…

É o nome do momento no basquetebol português mas não só. Aos 19 anos, Neemias Esdras Barbosa Queta deu mais um importante passo rumo ao seu sonho de infância: ingressar na principal liga de basquetebol norte-americana (NBA). Para isso, o poste de 2,11 metros, que terminou no passado mês de março a primeira temporada a jogar nos Estados Unidos, mostrou a sua disponibilidade para ser escolhido no draft da NBA de 2019 – e pode tornar-se já em junho o primeiro português a disputar a competição. 

Filho de pais guineenses, Neemias Queta nasceu em Lisboa, cresceu no Barreiro e formou-se no Barreirense antes de alinhar uma temporada no Benfica (2017/18), clube para o qual se transferiu depois de uma chamada cumprida com sucesso à seleção sub-18.

Já no início da época 2018/19, o basquetebolista português rumou para os Estados Unidos, para integrar os Utah State Aggies, onde mais uma vez não demorou a dar nas vistas, tornando-se rapidamente um dos nomes mais sonantes do National Collegiate Athletic Association (NCAA), o campeonato de basquetebol universitário dos EUA. «Depois de falar com a minha família e os meus treinadores, decidi seguir o meu sonho de jogar na NBA e vou declarar-me disponível para o draft de 2019 da NBA. Planeio contratar um agente com a intenção total de ficar no draft e garantir a minha elegibilidade caso queira voltar à escola», informou o jovem basquetebolista nas redes sociais, no passado sábado. Na mesma publicação, Neemias Queta lembrou ainda a viagem até chegar aos EUA e mostrou-se surpreendido pela rápida adaptação. «Queridos Aggies, antes de mais, quero agradecer a todos vós pelo ano mais fantástico da minha vida. Ao ir de Portugal para o Utah com 19 anos nunca poderia esperar todas as coisas fantásticas que iriam acontecer durante o ano seguinte», contou. Refira-se que esta época o português foi eleito o melhor rookie da Conferência Mountain West, que os Aggies venceram, além de ter sido o melhor defesa da temporada.

O draft de 2019 está marcado para 20 de junho, em Nova Iorque, e se Queta for um dos 60 eleitos fará história já que nesse dia, tornando-se oficialmente o primeiro basquetebolista português da história da NBA.

A imprensa norte-americana continua a defender a forte possibilidade de o português ser uma escolha de primeira ronda. A hipótese foi, aliás, várias vezes abordada ao longo da competição universitária, mas desde que oficializou a sua elegibilidade para o draft de 2019 que o futuro de Neemias Queta começa a estar ainda mais no centro das atenções.  Depois do anúncio feito por ‘Quetão’, nome pelo qual é conhecido, a especializada revista norte-americana Sports Illustrated publicou o sexto draft provisório, em que Neemias Queta surge como a 29ª escolha, posição que levaria o poste português até ao Texas, para representar os San Antonio Spurs.

Apesar de se ter declarado elegível, não é certo que seja um dos escolhidos e, por isso, o jovem de 19 anos não fecha as portas à universidade. Como tal, o ex-jogador do Benfica irá contratar um agente para o ajudar nesta gestão. Até lá, Neemias Queta sabe que terá até 29 maio para tomar a decisão de voltar para Utah State e competir no campeonato universitário. Ainda assim, a opção não parece estar no horizonte do jovem formado no Barreirense. «O principal cartão de visita de Queta vai ser o lado defensivo, no qual os seus instintos para desarmar e perfil físico quase gritam por uma escolha de calibre de primeira ronda», escreveu a Sports Illustrated, adiantando que independentemente do que acontecer em Nova Iorque, Queta «será uma prioridade no Draft de 2020».

Antes de Neemias Queta, João ‘Bétinho’ Gomes foi o português mais próximo de chegar à NBA, quando integrou o draft de 2007 – ano em que Kevin Durant foi escolhido.