O antigo ministro das Finanças de José Sócrates, Teixeira dos Santos, e os ex-secretários de Estado Carlos Costa Pina, Fernando Serrasqueiro e Paulo Campos vão ser ouvidos pelo juiz Ivo Rosa no final de maio. Os ex-governantes foram chamados para a fase de instrução da Operação Marquês pela defesa de Sócrates.
Teixeira dos Santos será ouvido no dia 30 de maio. O ministro das Finanças foi uma das mais de 200 testemunhas que foram ouvidas pelos investigadores do MP no âmbito da Operação Marquês. Durante o interrogatório, assumiu a responsabilidade quanto à colocação de Armando Vara, também arguido neste processo, na liderança do banco público, “pese embora soubesse que tal decisão estaria alinhada com o entendimento do primeiro-ministro e seria do seu agrado”, afirmou.
“O dr. Armando Vara tinha capacidade de decisão e de liderança, qualidades que considerava essenciais para desempenhar aquele cargo, não entendendo que a formação académica e o currículo fossem determinantes. Além disso, era uma pessoa que já estava na CGD”, afirmou Teixeira dos Santos, para justificar a escolha de Vara para o lugar.