Um estudo realizado pelo IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) analisou os hábitos dos portugueses em época de férias em 2019 e concluiu que, durante este período, os portugueses irão gastar, em média, 712 euros, uma evolução comparativamente ao ano de 2018, onde o expectável era 700 euros.
A população (54%) que declara utilizar o subsídio de férias para a época de descanso também aumentou comparativamente ao ano passado (47%), no entanto, o preço não deixa de ser uma preocupação, sendo que 27% dos inquiridos afirma dar muita importância ao valor, aquando a hora da escolha do destino de férias.
A grande maioria da população opta por descansar no verão, sendo que 85% prefere interromper o trabalho entre os meses de julho a setembro. 55% dos portugueses que tiram férias em outras alturas do ano dizem que se deve a motivos profissionais e outros 45% declaram preferir uma época mais calma.
Ainda consoante os dados analisados, 52% dos portugueses afirmam preferir viajar para um local com praia, com preferência pela região algarvia (48%), seguida pelo Alentejo litoral (29%) e norte litoral (13%). Já 34% opta por viajar para um país europeu.
O IPAM recorreu a 480 indivíduos, maiores de 18 anos, para analisar os hábitos da população.