Um estudo da Euler Hermes, uma das maiores empresas do mundo em seguro de créditos, citado pela SERES, especialista em serviços de transação eletrónica segura de documentos, mostra que Portugal é – juntamente com a Espanha, a Grécia e os Países Baixos – dos países europeus onde o prazo médio de pagamento de uma fatura mais aumentou. Atualmente, a média é de 74 dias.
O relatório Payment Behaviour 2018 mostra que, em Portugal, uma em cada quatro empresas privadas recebe o devido montante após 120 dias. “Porém, o prazo médio de pagamento varia em função dos diferentes setores de atividade. Assim, o prazo médio de pagamento das empresas portuguesas do setor do retalho é de 17 dias, seguido das empresas do setor da indústria do papel (46 dias) e das empresas do setor das utilities (48 dias). No lado oposto, os setores com prazos de pagamento mais dilatados são o tecnológico e o dos transportes, com um período médio de pagamento de 99 dias”, refere a SERES.
A empresa refere que existem três fatores que contribuem para estes atrasos: “A primeira é que a fatura não chega ao destino. A segunda é a existência de discrepâncias ou erros na fatura. A terceira é que a empresa responsável por fazer o pagamento, não quer ou não consegue pagar a tempo”.
“Quase 50% dos atrasos ocorrem no âmbito dos dois primeiros supostos, os quais surgem no período que vai desde a emissão ao pagamento da fatura e que devem ser evitados nessa fase. Este é um período de tempo no qual, normalmente, o provedor desconhece qual é o estado da fatura emitida”, diz a SERES, em comunicado.