Portugal pagou ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), esta quinta-feira, dois mil milhões de euros, relativos ao empréstimo concedido no âmbito do resgate da troika na crise financeira.
O pagamento antecipado já tinha sido anunciado pelo Governo na semana passada, mas a dívida correspondente a este valor só vencia daqui a 6 anos.
Por outro lado, com a antecipação portuguesa do reembolso, o Estado consegue aumentar a maturidade dos empréstimos e reduzir o peso do pagamento da dívida em 2025 e 2026, época em que estava prevista uma concentração maior de pagamentos.
Recorde-se que o país recebeu 78 mil milhões de euros de ajuda financeira, assegurada em dois terços pelos fundos europeus.
O pagamento antecipado foi confirmado e louvado pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade no Twitter.
“O pagamento antecipado do empréstimo confirma o forte acesso ao mercado do país e a confortável posição de liquidez”, lê-se na publicação.
#EFSF has received a €2 billion early repayment from Portugal. The early loan repayment confirms the country’s strong market access and comfortable liquidity position https://t.co/bfaIGtyYZa pic.twitter.com/FdcUmOxn3B
— ESM (@ESM_Press) October 17, 2019