BCE garantiu que as famílias com rendimentos mais baixos serão duramente atingidas pela inflação e pelas subidas das taxas de juro. Economistas contactados pelo i não se mostram surpreendidos, mas afastam déjà-vu em relação à troika.
Autarcas queriam reverter castigo da troika. Ana Abrunhosa diz que não é tempo de eliminar o corte, mas de apoiar as famílias. Chega vai propor redução de 12% nos salários dos políticos.
“Éum ponto em que todos os portugueses deveriam estar de acordo, mas admito que não estejam, deveriam estar de acordo que ele [Pedro Passos Coelho] enfrentou uma situação muito difícil de crise económica que se chamou crise da “troika””, disse o Presidente da República.
A 6 de abril assinalaram-se dez anos do pedido de resgate financeiro. Numa década, Portugal foi reduzindo progressivamente o défice orçamental, que passou dos 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB) registados em 2011 para 0,3% em 2018. E em 2019, conseguiu pela primeira vez apresentar excedente das contas públicas. A pandemia parece ter trocado as…
Economista Diogo Agostinho “estranhou” coincidência nas capas das duas obras. Já Luís Reis lamenta e fala de uma situação “infeliz”.
As perspetivas de crescimento são animadoras. Basta a economia nacional crescer metade do primeiro semestre para atingir meta de 1,9%.
Dívida, cujo pagamento foi anunciado pelo Governo recentemente, só vencia daqui a 6 anos.
O maior desafio que o Governo português terá na próxima legislatura será o problema do crédito fácil e da tentação de seguir o padrão alemão – aquilo que eu chamaria ‘a tentação de Sócrates’: seguir as facilidades europeias ou manter o rigor orçamental e aumentar ainda mais a divergência do nível de vida dos portugueses…
União Europeia já alertou que “o fim do programa não é o fim do caminho para as reformas”
O acordo para a conclusão do programa de assistência financeira foi anunciado esta madrugada por Mário Centeno