O comércio eletrónico cresceu 17% em 2018, chegando aos cinco mil milhões de euros.
O relatório CTT e-Commerce Report 2019 mostra que há cada vez mais pessoas a optar por fazer compras online: 46% dos portugueses fizeram pelo menos uma compra online durante o ano de 2018, oq eu representa um aumento de 10% face a 2017. Este valor deixa Portugal equiparado à média do sul da Europa (47%).
“Por outro lado, aumentou também o número de compras de produtos (13,8 compras anuais, isto é mais 14% que no ano anterior), associado quer ao aumento do número médio de produtos por compra, quer ao aumento da sua frequência”, explica os CTT, em comunicado.
O relatório faz um perfil do ‘e-buyer’ português: a maioria (51,5%) é do sexo feminino, 66% tem entre 25 e 44 anos, a maior parte vive nas zonas de Lisboa e Porto e são “oriundos das classes sociais média alta e média (81% e 77% respetivamente destes segmentos populacionais, compram online)”.
“Quanto à origem das compras, os e-buyers portugueses continuam a comprar maioritariamente em sites e/ou plataformas de e-commerce internacionais. A China surge claramente como a origem mais referida (70%), seguindo-se a Espanha e o Reino Unido”, pode ler-se no comunicado.