A passagem de Greta Thunberg por Portugal está cada vez mais certa. A jovem ativista sueca iniciou uma viagem de barco, esta quarta-feira, dos Estados Unidos para cruzar o Atlântico e participar na Cimeira do Clima (COP25) de Madrid.
Elayna Carausu, que viaja a bordo do catamarã chamado La Vagabonde, com Greta Thunberg, fez uma publicação no Instagram que deixou a curiosidade dos seguidores portugueses da jovem de 16 anos no ar. “Uma decisão espontânea de mudar a nossa casa para o outro lado do oceano, mas nós amamos a Europa, por isso estamos ansiosos [para comer] um caldo verde à chegada", pode ler-se na publicação, que sugere que o porto de chegada será Portugal.
Também uma decisão da comissão parlamentar do Ambiente da Assembleia da República, tomada na passada terça-feira, mostra que a passagem da ativista por Portugal pode estar cada vez mais próxima. A proposta apresentada pelo presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso (BE), tinha como objetivo convidar Greta Thunberg a vir a Portugal e teve a aprovação dos deputados.
"Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura", disse José Maria Cardoso, em declarações à Lusa.
"A vinda [de Greta Thunberg] a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas […] e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens", acrescentou.
A proposta irá agora ser deliberada pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e só após esta decisão é que será endereçado um convite à jovem sueca e agendada uma data.