O Governo confirmou, este sábado que há uma intervenção "de elevada complexidade" no sistema informático das receitas eletrónicas. No entanto, garante que "nenhum cidadão irá ficar sem acesso a cuidados de saúde e de dispensa de medicamentos".
Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde adiantam ainda que a intervenção, prevista começar às 14 horas, começou afinal às 16 horas e vai terminar às 08h00 de domingo.
"O plano de contingência consiste em garantir que quando falha a Dispensa e o utente dirige-se à farmácia com a guia de tratamento que tem um QR CODE que permite a dispensa manual e como SMS para poder aviar a receita, o farmacêutico liga e envia um email para a SPMS, com os dados do utente e da receita, e a SPMS tem um mecanismo que permite o acesso ao guia de tratamento para que a farmácia possa aceder e fornecer os medicamentos aos utentes. Durante este fim de semana, o Service Desk da SPMS tem mais técnicos especializados, aumentando, assim, a capacidade de resposta", refere a mesma nota.
Recorde-se que, na manhã desta sexta-feira, a Associação Nacional de Farmácias temia que os doentes tivessem problemas a aviar receitas durante o período da intervenção.