Com a Liga portuguesa de regresso marcado apenas no ano novo (4 de janeiro), o foco deste fim de semana está na Taça da Liga, prova que vai conhecer os quatro finalistas e que tem dois dos clubes grandes com passagem em risco.
O Benfica segue atualmente no 3.º lugar do grupo, precisando de vencer o V.Setúbal na última jornada desta fase, sendo que os encarnados ficam sempre dependentes do resultado do V.Guimarães, com um pé e meio na final four (para isso os vimaranenses precisam de bater o Sp. da Covilhã, sendo que um empate pode até ser suficiente – dependendo neste caso da diferença de golos para o clube da Luz).
O Sporting segue na mesma posição frágil do que o rival da 2.ª circular, uma vez que também não depende apenas de si para seguir para a fase a eliminar. Para seguir em frente, o atual campeão da prova tem de vencer na última ronda da fase de grupos o Portimonense e esperar que o Rio Ave não ganhe ao Gil Vicente.
Entre os ‘grandes’, só o FC Porto segue tranquilo: precisa de um empate ante o Chaves para atingir a final four, uma vez que embora tenha os mesmos pontos que o plantel transmontano a equipa de Sérgio Conceição segura a vantagem na melhor diferença de golos e golos marcados, os dois primeiros critérios de desempate.
Uma referência ainda para o Sp. Braga, na liderança do seu agrupamento, pelo que os arsenalistas apenas precisam de um empate, embora diante do Paços de Ferreira, para ser um dos últimos quatro.
Grupos:
A
1. Sp. Braga (6 pontos)
2. Paços de Ferreira (4)
3.. Marítimo (1)
4. Penafiel (0)
B
1. V. Guimarães (4 pontos)
2. Sp. Covilhã (2)
3. Benfica (2)
4. V. Setúbal (1)
C
1. Portimonense (4 pontos)
2. Rio Ave (4)
3. Sporting (3)
4. Gil Vicente (0)
D
1. FC Porto (6 pontos)
2. Chaves (6)
3. Santa Clara (0)
4. Casa Pia (0)