Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, formalizaram, esta sexta-feira, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia.
“Charles Michel e eu acabámos de assinar o Acordo sobre a Saída do Reino Unido da UE, abrindo caminho para a sua ratificação pelo Parlamento Europeu", informou Ursula von der Leyen no Twitter, partilhando uma fotografia ao lado de Charles Michel e de Michel Barnier, negociador-chefe da UE para o Brexit.
Assim, fica a faltar apenas a votação e aprovação do Parlamento Europeu, que deverá acontecer num plenário na próxima semana.
Recorde-se que a Rainha Isabel II promulgou esta quinta-feira o Projeto de Lei de Saída da União Europeia, elaborado pelo governo de Boris Johnson e o Brexit está assim oficialmente previsto na lei britânica.
O adiamento do Brexit para o dia 31 de janeiro foi o terceiro desde que os cidadãos britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia em 2016. O processo provocou uma crise política devido ao impasse no parlamento e, pelo meio, Theresa May demitiu-se e foi substituída por Boris Johnson.
.@eucopresident Charles Michel and I have just signed the Agreement on the Withdrawal of the UK from the EU, opening the way for its ratification by the European Parliament. pic.twitter.com/rEqnUnJA2E
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 24, 2020