O índice de satisfação dos utentes do Metropolitano de Lisboa subiu em 2019. As linhas Verde e Azul são as que mais satisfazem passageiros, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira.
De acordo com o estudo, a que o SOL teve acesso, o Índice de Satisfação do Cliente (ISC) foi de 7,35 em 10, sendo que no ano anterior a ‘nota’ tinha sido de 7,11.
Os dados mostram que houve uma evolução positiva de 2,51% face à média dos últimos seis estudos anteriores, que era de 7,17 e de 3,38% face ao período homólogo. O estudo destaca ainda a maior satisfação dos passageiros que recorrem a este transporte durante a hora de ponta de manhã.
“As sugestões de melhoria diminuíram em 2019, face ao aumento da qualidade do serviço prestado. 29% dos clientes fazem sugestões de melhoria. Destas sugestões de melhoria, 52% das mesmas são relativas a comboios”, lê-se no estudo.
“No Top 5 de sugestões de melhoria, encontra-se a maior frequência de comboios e redução dos tempos de espera, com 21% e 20% respetivamente. Em terceiro lugar classifica-se, com 16%, a necessidade de uma maior vigilância nas estações, e a redução de avarias posiciona-se em 4º lugar, com uma percentagem de apenas 11%. Em último lugar, e com 9%, encontra-se a sugestão de melhor funcionamento das escadas mecânicas”, informa ainda o Metropolitano de Lisboa.
A recolha de opiniões é levada a cabo anualmente com o objetivo da melhoria da qualidade do serviço prestado. Em 2019, foi realizada entre 30 de setembro e 27 de outubro de 2019, tendo envolvido passageiros, de ambos os sexos com 15 ou mais anos, numa amostra que contou com 4.105 entrevistas.