A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse, esta quarta-feira, que o novo coronavírus pode ter “consequências bastante positivas” na agricultura portuguesa e nas exportações de produtos nacionais para os mercados asiáticos.
Em declarações aos jornalistas, depois de uma visita à uma feira de frutas e legumes, a Fruit Logistica, Maria do Céu Albuquerque diz não ter dados suficientes para dar garantias sobre a sua opinião, mas acredita que o facto da Ásia e a China apresentarem um problema de saúde pública pode potenciar as exportações portuguesas.
Além disso, a ministra confirma que depois do surto do novo coronavírus a confiança na carne de porco portuguesa aumentou no mercado chinês, salientado que, no passado dia 9 de janeiro, mais cinco empresas nacionais receberam autorização para exportar produtos para a China.
“Atendendo a que é um mercado emergente (mercado chinês), em crescimento explosivo, temos de preparar-nos para corresponder à nossa ambição que é reforçar as nossas vendas e equilibrarmos a nossa balança comercial", sublinhou Maria do Céu Albuquerque em declarações aos jornalistas.