Um bebé de três anos foi retirado à mãe, em Vila Franca de Xira, depois das autoridades considerarem que esta, toxicodependente, negligenciava a criança, no passado dia 13 de fevereiro.
O homem de 36 anos foi encontraqdo dentro da sua viatura, com o motor em funcionamento. Uma equipa médica de emergência foi chamada ao local, onde realizou manobras básicas de socorro e conseguiu salvar a vida do suspeito.
Na viatura "foram detetados vários recipientes contendo produto estupefaciente, bem como algum material associado ao tráfico de estupefacientes", revelou a PSP em comunicado, citado pelo Jornal de Notícias. Foram encontradas 564 doses individuais de ecstasy e 60 doses individuais de cocaína.
As autoridades decidiram investigar o local onde o homem estava a pernoitar e acabaram por encontrar a mãe do bebé "notoriamente sob o efeito de produto estupefaciente" e a criança suja e a chorar, apresentando sinais de negligência.
Segundo a PSP, foram "desencadeadas as adequadas medidas para salvaguarda da segurança da criança" que passaram pela chamada da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) que decidiu entregar a criança à guarda do pai.
Os detidos foram presentes no Tribunal da Comarca de Vila Franca de Xira, onde lhes foi aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.
Notícia corrigida às 05h19.