Uma mulher protagonizou um momento insólito durante uma cirurgia ao cérebro para remover um tumor. Dagmar Turner, violinista há mais de 40 anos, tocou violino durante a operação com o intuito de garantir que os seus movimentos das mãos não fossem prejudicados pela cirurgia.
Keyoumars Ashkan, o médico que realizou a operação, é pianista e aceitou que Turner tocasse o instrumento durante a operação, no King's College Hospital, em Londres.
"Sabíamos o quão importante o violino é para Dagmar, por isso era vital que preservássemos a função nas áreas delicadas do cérebro que lhe permitiam tocar", disse Ashkan, em declarações à ABC. "Conseguimos remover mais de 90% do tumor, mantendo a função completa na mão esquerda", acrescenta.
Três dias após a operação, Turner voltou para casa e com as suas habilidades musicais intactas. "O professor Ashkan e a equipe da King's fizeram tudo o que era possível para a operação correr bem", disse Turner. A violinista diz poder voltar a tocar novamente, em breve. "O pensamento de perder a minha capacidade de tocar era de partir o coração", confessou aliviada.