Governo anuncia criação de linha de emergência para portugueses em viagem no estrangeiro

Linha estará disponível entre as 09h00 e as 17h00, em dias úteis.

Foi criada uma linha de emergência para apoiar os portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e precisem de ajuda para regressar ao país.

“Com   o   objetivo   de   dar   apoio   aos   portugueses   que   se   encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal,  o  Ministério  dos  Negócios  Estrangeiros  (MNE)  criou  a  linha  de emergência COVID-19, serviço assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e  na  linha  telefónica  (+351217929755)", informa um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A linha estará disponível entre as 09h00 e as 17h00, em dias úteis. Fora deste horário, a linha "será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia". 

"O MNE coloca à disposição dos portugueses em viagem pelo mundo um serviço adicional, destinado sobretudo a prestar informações relativas ao regresso a território nacional no caso de ocorrerem dificuldades de circulação no país onde se encontrem", explicam, acrescentando ainda que que esta linha de emergência "não servirá para o tratamento de outros assuntos de natureza consular tais como a emissão de cartões de cidadão, passaportes biométricos ou tratamento de pedidos de vistos, que seguem os seus canais próprios e regulares junto dos postos consulares".