Victor Costache, ministro da Saúde romeno, demitiu-se esta quinta-feira. A demissão ocorre depois de o governante anunciar numa entrevista televisiva que todos os habitantes de Bucareste, capital da Roménia, fariam o teste à covid-19.
De acordo com a imprensa romena, a demissão de Victor Costanche surgiu a pedido do primeiro-ministro, Ludovic Orban, que invocou razões “profissionais e pessoais”.
“Lamento a decisão do ministro, mas também a compreendo e agradeço-lhe a sua colaboração”, disse o primeiro-ministro, anunciado que referindo que o substituto de Costanche será Nelu Tataru, secretário de Estado da Saúde. A escolha foi feita por Tatatu estar na “linha da frente do combate à pandemia”.
O Executivo romeno tem sido criticado pela falta de testes, uma vez que não tem capacidade para fazer mais do que dois mil testes diários. Na entrevista desta quinta-feira e antes de se demitir, Costanche tinha prometido adquirir entre dois a quatro milhões de testes.
Na Roménia há 1.029 casos confirmados de covid-19 e 17 vítimas mortais. Morreram ainda 11 cidadãos romenos no estrangeiro.