A easyJet anunciou, esta segunda-feira, a suspensão de toda a frota, como resultado das restrições de viagens “sem precedentes impostas pelos governos em resposta à pandemia do novo coronavírus e à implementação de bloqueios nacionais em muitos países europeus”. Contudo, a companhia aérea diz continuar disponível para efetuar voos de repatriamento.
“Nos últimos dias, a companhia tem ajudado a repatriar clientes, tendo operado quase 650 voos de resgate até o momento, trazendo de volta a casa mais de 45.000 clientes. O último desses voos de resgate foi operado no domingo, 29 de março. Vamos continuar a trabalhar em parceria com os governos para operar mais voos de resgate, caso nos seja solicitado”, refere a easyJet em comunicado.
A companhia aérea admite que não há uma data prevista para reiniciar as operações.
“Nesta fase, e sem a certeza da data para o reinício de voos comerciais, está a ser avaliada continuamente a situação. Com base nas regulamentações e na procura, será atualizada toda a informação ao mercado. Continuamos a tomar todas as medidas para controlar custos e despesas não determinantes para o negócio a todos os níveis, de forma a mitigar o impacto da covid-19 . A suspensão das operações de toda a frota reduz os custos de forma significante”, acrescenta a mesma nota.
“A easyJet mantém-se forte do ponto de vista financeiro, sem refinanciamentos de dívida com vencimentos até 2022. Mantém-se as discussões com os investidores, que reconhecem a robustez do seu modelo de negócio”, remata a transportadora.