136 pessoas detidas e 278 estabelecimentos encerrados por violação das regras do estado de emergência

Dados registados até às 18 horas deste sábado.

136 pessoas detidas e 278 estabelecimentos encerrados por violação das regras do estado de emergência

Desde o dia 18 de abril até às 18h deste sábado, dia em que termina o terceiro período do estado de emergência, foram detidas 136 pessoas por crime de desobediência.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) informa que das 136 detenções, 44 ocorreram devido a desobediência à obrigação de confinamento, uma por desobediência ao dever especial de confinamento, 60 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, quatro por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos, uma por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho, três por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços, 12 por resistência/coação e uma por desobediência quanto às restrições de circulação no período de 1 a 3 de maio.

Neste período foram ainda encerrados 278 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

A estes números somam-se os registados nos anteriores estados de emergência. Entre os dias 22 de março e 2 de abril, primeiro estado de emergência, registaram-se 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais.

No segundo, entre os dias 3 e 17 de abril, registaram-se 184 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 432 estabelecimentos comerciais.