O Presidente dos Estados Unidos continua a dar provas da sua má relação com a imprensa e esta segunda-feira, voltou a exaltar-se com uma jornalista e acabou por interromper de forma abrupta uma conferência de imprensa e abandonou a sala.
Donald Trump foi confrontado por uma jornalista, de origem asiática, sobre a necessidade que o Presidente parecia ter em repetir que os EUA apresentam os melhores resultados na luta contra a pandemia de covid-19.
Weijia Jiang, correspondente da CBS News, perguntou a Trump qual a finalidade de fazer dos números de afetados uma competição com outros países, quando o que está em causa são vidas humanas. A jornalista fez ainda questão de sublinhar que já tinham morrido mais de 80 mil pessoas, vítimas do coronavírus, nos EUA.
Trump não gostou da questão e reagiu, visivelmente irritado, sugerindo-lhe que fizesse antes essa pergunta à China.
A jornalista, que nasceu na China e terá vindo para o país com dois anos, não ficou indiferente à reação de Trump, que entretanto já tinha dado a vez a outro repórter, e perguntou: “Por que me está a dizer isso especificamente a mim?".
O Presidente respondeu-lhe que aquela seria a resposta que daria a qualquer jornalista que fizesse uma pergunta “desagradável”.
A jornalista continua a confrontar o Presidente, que entretanto também dirige a sua irritação à jornalista a quem tinha dado a vez seguinte, acusando-a de ter deixado que Weijia Jiang continuasse a fazer perguntas em vez de ela própria assumir a vez que Trump já lhe tinha dado.
A troca de palavras e a confusão continua, até que o presidente acaba de forma abruta com a conferência de impressa e abandona a sala.
Veja o vídeo