O Serviço de Estramgeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na passada segunda-feira, dia 29 de junho, um cidadão estrangeiro indiciado pela prática dos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos. O homem, que é um cidadão estrangeiro, já se encontra em prisão preventiva.
Segundo um comunicado emitido pelo SEF, o homem funcionava como uma "plataforma logística" de uma alegada associação criminosa com ligações a outros países, dedicando-se ao transporte e exploração de pessoas – inclusive crianças – oriundas de países africanos.
A investigação teve origem em março deste ano, coma detenção de outro cidadão estrangeiro que tentou transportar um menor de Luanda para Cabo Verde. O menor em questão está sinalizada como vítima do alegado crime de tráfico de pessoas, e encontra-se sob proteção.
"Ao longo dos últimos anos, esta alegada associação criminosa terá alegadamente feito chegar à Europa um número significativo de menores", adianta o SEF, sem referir o número de crianças envolvidas.