A Polícia Judiciária (PJ) deteve, nos Açores, dois homens suspeitos de aliciarem dois jovens para se prostituir em troca de driga e de dinheiro.
As forças de segurança realizaram, recentemente, sete buscas, que levaram à detenção dos dois indivíduos, de 43 e 70 anos, por crimes sexuais contra menores, inclusive lenocínio e abuso sexual.
Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, a PJ explica que realizou a operação no grupo Central do arquipélago, que inclui as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Segundo a nota, os detiso ter-se-ão a aproveitado a dependência de substâncias estupefacientes de uma das vítimas para a aliciar para a prostituição. As vítimas serão um adolescente e um jovem de 13 anos.
Em relação ao homem de 43 anos, há “fortes indícios da prática dos crimes de lenocínio de menores e de tráfico de estupefacientes agravado”, dos quais a vítima será o adolescente, que foi aliciado para a prostituição durante cerca de três anos, recebendo drogas, incluindo novas substâncias psicoativas.
O detido de 70 anos está “fortemente indiciado da prática de um crime de abuso sexual de crianças” contra um menor com 13 anos de idade e de um crime de lenocínio de menores contra o adolescente que era aliciado para prostituição, pagando as práticas sexuais em dinheiro.
Os detidos já foram presentes às autoridades judiciais competentes, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.