A Comissão Europeia lançou, esta quinta-feira, uma campanha com o propósito de “desmistificar alguns dos mitos mais frequentes sobre a carne de porco”. A campanha "Lets talk about pork from Europe", que terá a duração de três anos, foi um investimento de 7,5 milhões de euros e Portugal, Espanha e França foram os países escolhidos para a desenvolver, tendo em conta a importância que a carne de porco assume na economia local e na dieta mediterrânea. Para o mercado português, está estimado um investimento de 1,4 milhões de euros.
"A carne de porco é uma das mais consumidas em todo o mundo, mas tem sido alvo de mensagens erradas e, por vezes, difamatórias, que associam negativamente a produção de porcos a temas sensíveis ligados ao ambiente, segurança alimentar e bem-estar animal. Esta desinformação, tem levado o público, e especialmente os mais jovens, a substituírem o consumo de carne de porco por outros bens alimentares", lê-se no comunicado.
Em Portugal, cada habitante come, em média, cerca de 44 kg de carne de porco por ano. O setor da suinicultura contribui para o produto interno bruto do país, com um volume de negócio agregado superior a mil milhões de euros. O setor emprega ainda mais de 50 mil habitantes.