Urgência de Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra passa a encerrar à noite

Hospital fala em “carência de resposta”.

O Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra vai encerrar no período noturno a partir da próxima segunda-feira. Em causa está a “escassez de recursos humanos que possam assegurar um eficaz atendimento às grávidas”.

"Entre as 20 e as 08 horas, o Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia não irá conseguir manter o seu normal funcionamento, de segunda a domingo, dada a escassez de recursos humanos que possam assegurar um eficaz atendimento às grávidas", lê-se num comunicado do Hospital.

Neste período, as grávidas deverão recorrer aos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria), do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (Maternidade Dr. Alfredo da Costa), do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (Hospital São Francisco Xavier) e do Hospital de Cascais.

Na mesma nota, o hospital destaca que "continua, em articulação estreita com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a trabalhar para encontrar soluções adequadas e concretizáveis no mais curto espaço de tempo possível, de modo a minimizar os constrangimentos que esta situação possa vir a causar".

O serviço de urgência irá manter o seu normal funcionamento no período diurno – entre as 8h00 e as 20h00 – de segunda a domingo.