Um homem, suspeito de tráfico de seres humanos, foi detido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na chegada ao aeroporto de Lisboa, num voo proveniente de Bissau, acompanhado por uma menor de 5 anos.
Num comunicado emitido esta segunda-feira, o SEF revela que a detenção ocorreu no domingo. O homem é ainda suspeito dos crimes de auxílio à imigração ilegal e uso de documento alheio.
Segundo a mesma nota, o homem identificou a menor que o acompanhava como sendo sua filha e alegou que regressava à Bélgica, onde reside. Contudo, os inspetores do SEF detetaram, durante o habitual controlo de fronteira, que o documento da criança levantava suspeitas, sendo assim solicitada a colaboração da Unidade de Identificação e Peritagem Documental do SEF.
Após uma análise detalhada, confirmou-se que se tratava de um documento alheio.
O SEF realizou ainda uma revista pessoal, bem como à bagagem de porão, e detetou diversa documentação de terceiros, nomeadamente assentos de nascimento, certificados de residência, passaportes, uma declaração manuscrita de venda de um passaporte francês no valor de mil euros e vários registos de transferências bancárias. Todos os documentos indiciam fraude documental.
A menor foi encaminhada para as Equipas Multidisciplinares da Segurança Social e, posteriormente, instalada em casa segura.
O detido vai ser esta segunda-feira presente a tribunal para eventual aplicação das medidas de coação.