O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, prometeu que a vacina contra a covid-19 vai ser “gratuita para todos” caso seja eleito.
“Quando tivermos uma vacina segura e eficaz, ela deve ser gratuita para todos, tenham ou não seguro”, disse Biden, durante um discurso no Estado de Delaware, esta sexta-feira.
Biden foi mais longe nas habituais críticas à gestão de Trump em relação à pandemia e acusou o atual Presidente dos Estados Unidos de estar a encorajar ativamente a disseminação do novo coronavírus.
“É como se tivesse decidido ir para a ofensiva em favor do vírus”, disse o democrata, destacando que Trump promoveu comícios sem distância social e sem máscaras.
Biden prometeu ainda, se for eleito Presidente, usar o seu período de transição para a Casa Branca para contactar todos os governadores e líderes locais para apurar as suas necessidades face à pandemia e acrescentou que irá pedir que estes determinem o uso obrigatório e generalizado da máscara.
Mas as promessas da luta contra a pandemia não ficaram por aqui. O democrata disse ainda que vai solicitar ao Congresso a aprovação de um financiamento de combate à covid-19 às suas consequências económicas até 30 de janeiro.